Vantagens em sair do aluguel

aluguel

Muita gente tem como plano para a sua vida abandonar o aluguel. Afinal, é um dinheiro que não gera qualquer retorno, além de a maioria dos valores de aluguéis estar bastante alto no país. Isso tudo sem contar que diversas pessoas sonham em ter a sua casa e mantê-la da maneira que preferirem.

É claro que ninguém discute que sair do aluguel é mesmo algo muito positivo, mas você sabe quais são as reais vantagens de fazer isso?

Existem benefícios sentimentais e financeiros para quem, finalmente, recebe a chave do seu imóvel próprio e esses benefícios serão explicados já!

 

1 – Segurança

 

Infelizmente, há muitos casos de inquilinos que precisaram sair com bastante pressa do imóvel onde moravam porque o seu proprietário decidiu que precisava daquele lugar para uso pessoal.

Geralmente, isso acontece mais quando não se tem um contrato de locação, o que é indicado exatamente para aumentar um pouco a segurança de quem aluga a sua casa ou apartamento.

Quando um proprietário acaba por solicitar a desocupação antes do previsto, é claro que os inquilinos se sentem, em um primeiro momento, desamparados. É preciso procurar rapidamente outro lugar e corre-se o risco de aceitar qualquer imóvel apenas para ter onde morar.

Já com a casa própria, esse tipo de preocupação não existe. Mesmo que o proprietário decida fazer a venda ou aluga-lo, não haverá sempre o receio constante de ser surpreendido com o pedido do imóvel.

 

2 – Possibilidade de personalizar o imóvel de acordo com o seu gosto

 

A pessoa que mora de aluguel, na realidade, está morando no imóvel de outra pessoa e é por isso que não tem liberdade para personalizar o local.

Excetuando-se pequenas mudanças, como colocar pregos em uma parede ou pintar, qualquer outra alteração drástica precisa ser autorizada pelo proprietário. Fazer qualquer tipo de reforma, por exemplo, nem pensar.

Mesmo quando se fura uma parede para colocar algo, é obrigatório tampar tudo antes de o imóvel ser devolvido, ao final do contrato. As paredes também devem ser sempre repintadas para a cor original de quando o imóvel foi alugado.

Por outro lado, se você sair do aluguel, terá a possibilidade de fazer o que você desejar com o seu imóvel: reestruturar os cômodos, eliminar paredes, mudar o acabamento, adotar outra pintura e muito mais.

Em outras palavras, você terá 100% de liberdade para fazer com que o imóvel fique parecido com a sua personalidade e com os seus gostos.

 

3 – Investimento

 

É claro que as pessoas que financiam o imóvel continuam tendo um valor para pagar todos os meses, de forma parecida com o aluguel. Entretanto, elas têm a posse da casa ou apartamento desde o momento em que assinam a compra e não apenas depois de o financiamento ser pago.

Além disso, a sensação de se pagar mensalmente algo próprio em vez de um aluguel que se sabe que não se poderá reaver é muito gratificante.

Eventualmente, o imóvel próprio pode se transformar em fonte de renda, considerando que ele pode ser alugado.

 

4 – Patrimônio

 

Considerando que a casa ou apartamento próprio é um bem, ele será adicionado ao patrimônio e, inclusive, destinado à pessoa de preferência em caso de morte.

Muita gente tem como motivação para sair do aluguel o desejo de deixar algum imóvel para os seus filhos, cônjuges ou pais no caso de morte e, indiscutivelmente, isso é mesmo excelente.

Há famílias que, no caso de o provedor falecer, não teriam onde morar. Porém, com um imóvel próprio, as possibilidades financeiras ficam bem maiores, até mesmo porque será possível fazer a venda da casa ou apartamento em caso de necessidade extrema.

 

5 – Possiblidade de negociação futura

 

Falando em vender o imóvel no futuro, é claro que um dos benefícios de sair do aluguel é ter um bem que pode ser negociado.

Há muitas histórias de pessoas que, devido a uma situação difícil (dívidas, perda de emprego, doença, etc), conseguiram dinheiro por causa da venda do seu imóvel, sendo importante se lembrar de que, ao longo do tempo, a tendência é que o valor do imóvel sempre suba.

Mesmo que não aconteça nenhuma necessidade grave, as pessoas que decidem se mudar de casa ou apartamento podem apresentar o imóvel que já tem como entrada ou usar a sua venda para pagar uma parte da nova moradia.

 

8 – Sentimento de realização pessoal

 

Não se pode negar que uma das maiores realizações na vida de alguém é conseguir comprar o seu próprio imóvel. De fato, é como se essa pessoa estivesse sendo vitoriosa e fazendo boas escolhas, sentindo orgulho de si mesma.

 

Cabe dizer que, atualmente, os financiamentos bancários facilitam muito a aquisição de casas e apartamentos em diversos pontos do Brasil e, com isso, fica mais palpável a realização desse objetivo compartilhado por tantas pessoas por aí.

E você? Está procurando por seu imóvel próprio? Conheça nossos empreendimentos SMART LIVING SANTANA e SMART LIVING TUCURUVI.

 

Participe da discussão